3 publicações para preparar a sua biblioteca, projeto de incentivo ou espaço de leitura para o verão 2018

8.12.17

Seu canto de leitura particular, sua biblioteca comunitária ou livre, o seu espaço de leitura, seu projeto de incentivo ou iniciativa de partilha de livros já estão preparados com programações, atividades e datas especiais para serem celebradas no verão 2017/2018?
Se você precisa de ideias, inspiração e muita criatividade para organizar programações, atividades e leituras, nós temos algumas publicações que com certeza irão te ajudar muito no verão. Os livros e zines da Magnolia Cartonera e do blog Bibliotecas do Brasil são as ferramentas que você precisa para aprender coisas novas, inspirar-se, encontrar maneiras de resolver problemas para ajudar a sua comunidade leitora e organizar a sua vida como leitora ou leitor.

• Magnolia Zine #1 Verão - A primeira edição lançada do zine de incentivo à leitura do blog Bibliotecas do Brasil e da Magnolia Cartonera, tem dicas simples, práticas e detalhadas, para que você aproveite as leituras de verão ao máximo em grupos de variadas idades, ou individualmente. Conheça o conteúdo da publicação.
— 10 Dicas de verão para motivar a leitura.
— Leituras no Litoral: sugestões para você focar na leitura entre as caminhadas na praia e as chuvas de verão e outras dicas estimulantes
— Atividades de verão. Dicas de atividades que incentivam à leitura durante o verão, em bibliotecas, escolas, durante as viagens e também em casa, para quem não vai viajar
— Mural da biblioteca ou espaço de leitura: Dicas de 2 temas especialíssimos para você enfeitar o mural, com orientações sobre como fazer um display ou uma exposição em sua biblioteca ou espaço de leitura
— Livro Memorável de Verão - Nós dividimos com você os livros memoráveis do nosso verão

• Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias - No livro dedicamos um capítulo inteiro e bem completo, para orientações sobre como tornar as sua biblioteca informal, espaço de leitura ou projeto de incentivo em oásis no verão, proporcionando bem-estar para leitoras, leitores, visitantes e para as pessoas que trabalham no local. Conheça o conteúdo do livro.
— Um capítulo dedicado sobre ações para serem tomadas no verão em ondas de tempo seco e calor. Pessoas que trabalham em bibliotecas públicas também podem se beneficiar dessas dicas para gerar melhorias aos seu ambiente de trabalho.
— Um capítulo dedicado a falar sobre fortes chuvas, enchentes e inundações, e diversas medidas preventivas para proteger a sua biblioteca ou espaço de leitura. Falamos também sobre medidas necessárias em espaços de leitura antes de depois de tempestades e alagamentos.

• Magnolia Zine #6 - Forças da Natureza - O verão é uma das mais poderosas forças da natureza, e com as mudanças climáticas, sua intensidade está cada vez mais potencializada. Você e seu projeto de incentivo à leitura já estão com tudo planejado para iniciar o verão de maneira organizada e descomplicada? Na edição #6, com o poster interno da Magnolia Zine, nós ajudamos você a montar o seu kit de verão com dicas úteis para você preparar seu espaço ou canto de leitura, e não ser pega(o) de surpresa sem algum material importante. Conheça o conteúdo do zine.

Autores: Daniele e Juliano

Somos artistas e autores independentes baseados na cidade de Curitiba no Paraná, envolvidos com produção editorial e autoria de livros, zines e conteúdos para o desenvolvimento de bibliotecas, espaços de leitura e projetos de incentivo. Somos criadores do site Bibliotecas do Brasil (http://www.bibliotecasdobrasil.com/) e com a nossa editora independente, artesanal e caseira, a Magnolia Cartonera (magnoliacartonera.com) já lançamos 5 livros, sendo 3 deles dedicados exclusivamente para falarmos sobre bibliotecas contemporâneas. Desde 2011 estamos envolvidos em projetos de incentivo à leitura e você pode ler tudo sobre eles nas páginas "Sobre nós" e "Experiências".
Somos autodidatas e apaixonados por ajudar as pessoas através de nossos conteúdos, que querem ser facilitadoras do acesso à leitura, são adeptas da filosofia dos livros livres, que valorizam a autonomia e a igualdade de oportunidades. Com o blog Bibliotecas do Brasil e os livros e zines da Magnolia Cartonera, nós temos motivado cada vez mais pessoas a montar seus próprios espaços de incentivo à leitura. E vamos continuar a despertar a consciência e a compreensão das pessoas de que a leitura é importante em nossas vidas, e de que qualquer indivíduo pode iniciar uma biblioteca em sua comunidade ou bairro sem precisar esperar por ajuda de órgãos oficiais ou políticos, se assim desejarem. Queremos ajudar a construir a experiência da leitura e fazer as pessoas entenderem que o acesso aos livros é importante e deve fazer parte da vida delas.

Tem dúvidas? Escreva pra gente: contato@bibliotecasdobrasil.com
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter Expresso para receber novidades semanais.
Artes: Juliano Rocha
Fotos: Daniele

1. Muito criadora esta idéia. Transmite luz e motivação para realizar nosso trabalho. Parabéns!