Mais de 375,000 obras de arte do museu MET para download gratuito

11.2.17

O The Metropolitan Museum of Art (MET) liberou essa semana mais de 375.000 obras de arte entre fotografias, pinturas, iluminuras, artefatos e estátuas para download e utilização (inclusive comercial) gratuitas.

O Vagão de Terceira Classe - Honoré Daumier - 1862-64

Essa é uma decisão do diretor do MET, Thomas P. Campbell, que colocou essas imagens em alta resolução disponíveis como domínio público através da licença Creative Commons para o uso que as pessoas acharem melhor utilizar, desde trabalhos escolares até produtos comerciais com as imagens.

Telêmaco e as Ninfas de Calipso - Angelica Kauffmann - 1782
Segundo Thomas, o diretor do MET: "Nossa compreensiva e diversa coleção do museu percorre 5.000 anos de cultura mundial e nossa missão principal é estarmos abertos e acessíveis para todos que desejem estudar e desfrutar dos trabalhos artísticos sob os nossos cuidados. Aumentar o acesso à coleção do museu e aos seus estudos serve aos interesses e necessidades da nossa audiência do século 21 ao oferecer novos recursos para criatividade, conhecimento e ideias".

Cardume de Peixes - Seki Shūkō - 1890-92
A fala do diretor é um exemplo do pensamento que deve estar presente em museus, bibliotecas e centros de cultura no mundo inteiro. Passar adiante o conhecimento é uma parte muito importante da missão de cuidar para que essas obras não desapareçam. A cultura só é viva quando é usufruída pelo maior número de pessoas.

Estudo de uma lavadeira - Camille Pissarro - 1880
Para navegar pelas centenas de milhares de obras de arte é preciso acessar esse link, é possível fazer buscas pelo nome dos artistas, tipo de material, local onde foi feita a obra, ano de criação ou pelos departamentos do próprio MET. Agora é a sua vez de criar o que sua mente desejar com mais essa montanha de obras de arte como ponto de partida.

Shadakshari Lokeshvara - Autor(a) desconhecido(a) - Século 12

Acompanhe o nosso Instagram: @bibliotecasbr
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter Bibliotecas do Brasil Expresso
Inscreva-se em nosso canal no YouTube