Carnaval 2017 nas Bibliotecas do Brasil

20.2.17

Reunimos nesse post algumas programações que aconteceram ou estão acontecendo em bibliotecas de diversas cidades do Brasil. Aqui no blog Bibliotecas do Brasil e em nosso livros, sempre afirmamos: com os melhores exemplos aprendemos, nos inspiramos e crescemos.
Nesses links você encontrará ideias simples e muito úteis para o Carnaval nas Bibliotecas, que permitem a elaboração de trabalhos artesanais, utilização de materiais recicláveis, organização de exposições em conjunto com escolas de samba, e a participação ativa da comunidade leitora. Bibliotecas coloridas, alegres, envolventes e divertidas, e principalmente, que fiquem abertas em todos os dias do carnaval são aquelas mais capazes de engajar a comunidade em suas programações e trazer muita gente nova pra dentro de seus espaços. É muito bacana acompanhar o crescimento de espaços de leitura que estão se dedicando a incrementar suas atividades junto às comunidades leitoras, com os recursos que têm à mão e com muita criatividade.

Nós aqui do blog Bibliotecas do Brasil desejamos à todas as bibliotecas vivas, criativas, divertidas e organizadoras de ações capazes de envolver suas comunidades nas programações um excelente Carnaval 2017, muito animado, cultural e divertido.

Celebre o Carnaval nas Bibliotecas com a Magnolia Zine. A Magnolia Zine nº1 é uma publicação independente que tem ideias para atividades que valorizam os aspectos culturais do Carnaval, e dicas para celebrá-lo em bibliotecas e espaços de leitura. São dicas de atividades para você fazer um carnaval baseado em seus aspectos culturais em bibliotecas, salas de aula, com grupos de pessoas ou espaços de leitura. Nessa edição você vai ler sobre:

1. Ideias para celebrar o Carnaval nas bibliotecas
  2. Biblioteca como refúgio do Carnaval
  3. Dicas de atividades para entender o Carnaval
  4. Dicas de atividades sobre Diversidade na Biblioteca durante o Carnaval

Nessa 1ª edição falamos de temas referentes ao verão, às férias, ao Carnaval, e a nossa abordagem é sobre como tornar temas comuns em atividades atraentes, e como aproveitar ao máximo os aspectos culturais dessa época do ano, sempre com foco na leitura e na partilha de conhecimento, sem jamais deixar de fora temas como a diversidade, a luta contra o racismo e contra demais preconceitos. Tá meio em cima da hora? Compre agora e planeje com ideias mais inspiradas o seu Carnaval 2018.

Gostou? Acesse nossa loja online e faça a sua compra

—  Apenas R$12,00 e a maravilha do frete grátis - clique para ver na loja
—  Apenas R$16,00 + adesivo literário do Neil Gaiman e a maravilha do frete grátis - clique para ver na loja

Segundo o calendário online mantido pela Biblioteca de São Paulo, o espaço de leitura vai abrir durante o feriadão, na quinta (23/2), sexta (24/2), sábado (25/2) e domingo (26/2) de Carnaval, com várias atividades como Clube de Leitura, Luau, Hora do Conto, Leitura ao Pé do Ouvido, Jogos e atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças.

Pré-Carnaval Cultural: leitura e folia é o carnaval educativo e cultural da Biblioteca Municipal de São Luís no Maranhão. “Nós conseguimos atingir nosso objetivo de trazer a comunidade local e escolar para conhecer a biblioteca e passar a utilizá-la como um espaço público de formação cultural. Momentos como este mostram o quão é importante o papel da biblioteca de contribuir por uma sociedade leitora e de cidadãos conscientes”, ressaltou a diretora do equipamento cultural. Ainda este mês acontecerá o Carnaval na Biblioteca que vai dinamizar ainda mais o público da biblioteca com a presença da Corte Momesca 2017. Confira o álbum de fotos no Facebook.

História do carnaval é tema de exposição em Biblioteca (Aracaju/SE): A Sala de Cultura Popular da Biblioteca Pública Epifânio Dória organizou um espaço especial para os leitores e visitantes que curtem ou se interessam pela história do Carnaval. Com uma decoração festiva, a exposição traz informações sobre a origem do Carnaval no Brasil e no mundo. No espaço os visitantes ainda podem ver as principais marchinhas do Carnaval nos cartazes coloridos combinando com o tema da festa. A exposição está no primeiro andar da Biblioteca, ao lado da Sala de Cultura Popular Manuel D'Almeida Filho e já está disponível ao público, permanecendo aberta até o final do mês de março.

Oficina de máscaras anima Carnaval das crianças (Sorocaba/SP): A Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury recebeu a visita de crianças para a oficina de dobraduras de máscaras de Carnaval. A aula, com a temática voltada aos animais, ocorreu na tarde desta terça-feira (21) em Sorocaba.

Biblioteca Infantil promove X Concurso de Fantasias (Aracaju/SE) Pela décima vez, a Biblioteca Infantil realiza o Concurso de Fantasias Infantis, em referência ao carnaval. O concurso já faz parte do calendário de ações da Biblioteca Infantil que, a cada ano, recebe mais crianças para participar de uma tarde de lazer, alegria e tradição dos festejos carnavalescos.

Biblioteca abre exposição sobre história do Carnaval (Itanhaem/SP):  Até o dia 3 de março, o público pode conferir a mostra de livros, revistas e jornais que contam a história da festa popular considerada a maior do planeta.

Biblioteca abriga exposição sobre carnaval (Itajaí/SC) 1ª Expoteca que mostra a história da Escola de Samba Imperador de Itajaí com fantasias, adereços, instrumentos musicais.

Quer mais?

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita para receber recursos para bibliotecas, notícias culturais dedicadas ao incentivo à leitura e ampliar a sua bagagem cultural. Saiba mais sobre as nossas promoções exclusivas da Magnolia Cartonera e inscreva-se para recebê-las antecipadamente. Inscreva-se nesse link: 'http://eepurl.com/bfdTjH

Acompanhe nosso Instagram: @bibliotecasbr