Magnolia Cartonera lança lança 2 livros nesse inverno

2.8.16

A editora independente Magnolia Cartonera baseada na cidade de Curitiba lança em agosto mais 2 livros do seu catálogo. O primeiro a ser lançado online no dia 08 de agosto é o 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' da autora independente e editora do blog Bibliotecas do Brasil, Daniele Carneiro.
O livro está em pré-venda entre os dias 25 de Julho e 5 de Agosto, e quem comprá-lo durante a pré-venda, receberá de presente um marcador de página artesanal exclusivo confeccionado pela autora.

O livro cartonero 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' pretende motivar, fornecer informações e recursos para quem quer montar uma biblioteca comunitária independente. O livro tem 6 capítulos com 100 páginas + 2 posters internos (um tutorial e um mapa de ideias) com conteúdos inéditos, que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas comunitárias autogeridas e independentes. O conteúdo do livro também é dedicado às pessoas que já começaram uma biblioteca, e aquelas que querem retomar ou dar continuidade aos seus projetos e atividades de incentivo à leitura. As dicas do livro podem ser utilizadas no ambiente escolar, para bibliotecas escolares e professora(e)s.

• O livro custa R$30,00 com frete grátis para todo o Brasil e pode ser pedido pelo email: contato@bibliotecasdobrasil.com

Conto + história em quadrinhos
O segundo livro que será lançado pela Magnolia Cartonera no dia 15 de agosto é o livro 'Eles Chegaram!/No Terminal' de Juliano Rocha, artista plástico e editor do blog Bibliotecas do Brasil.
Nesse lançamento as pessoas terão a oportunidade de encontrar 2 livros em 1, sendo um deles um conto que retrata um dia na vida de um homem de origem desconhecida, que tem um diálogo metafísico com criaturas brutas, incompreensíveis e pavorosas, e a partir dessa conversa serão definidos os novos rumos da humanidade.
A segunda parte do livro trará a história em quadrinhos ‘No Terminal’ inteiramente criada e ilustrada por Juliano. A história apresenta em recortes momentâneos as vidas das pessoas que precisam se locomover pela cidade através do transporte público diariamente, e reflexões sobre como as pessoas vivem nos centros urbanos. Cenas de solidão e velhice, indigência e indiferença, violência e solidariedade são testemunhadas dentro dos ônibus da cidade e a cada parada nos pontos.

• O livro custa R$15,00 com frete grátis para todo o Brasil e pode ser pedido através do email contato@bibliotecasdobrasil.com

Livros Cartoneros
As capas são feitas com caixas de papelão reutilizadas, pintadas e costuradas à mão. O conteúdo interno é o mesmo em todos os livros, mas as capas nunca se repetem o que torna o seu exemplar único. Além de ter escrito e ilustrado o conto e os quadrinhos de 'Eles Chegaram!/No Terminal', Juliano também faz a pintura de todas as capas dos livros cartoneros produzidos pelo blog Bibliotecas do Brasil e pela Magnolia Cartonera.
Caixas de papelão são cortadas, pintadas e costuradas artesanalmente, transformando-se em belíssimos livros. O livro tem em média 34 cm de largura por 24cm de comprimento, mas dependendo do papelão coletado esse tamanho varia em alguns poucos centímetros para mais ou para menos. Confira as fotos das nossas capas.

Magnolia Cartonera
Em 2015 montamos a Magnolia Cartonera, nossa editora para publicar os diversos títulos que temos em mente. Com a fundação da Magnolia Cartonera conseguimos partilhar com mais pessoas nossas ideias e experiências, nossas criações e histórias. Na Magnolia Cartonera nossos livros são produzidos de forma sustentável, praticando a reciclagem e com qualidades criativas, artesanais e artísticas que fazemos com toda a nossa dedicação e habilidades, para tornar a experiência da leitura ainda mais especial para nossas leitoras e leitores.

Arte: Juliano Rocha