Milhares de imagens e documentos da Biblioteca Nacional para download e uso gratuito

7.12.15

As bibliotecas prestam um papel fundamental nas comunidades onde estão inseridas ao oferecer acesso aos livros e ao conhecimento acumulado durante milênios pela humanidade de forma gratuita. Além do incentivo à leitura e prover um local onde ela pode ser realizada, agora as bibliotecas também prestam serviços sociais como dar acesso à internet, o auxílio ao uso da informação e da tecnologia, abrigo do calor e do frio, um local de descanso dos barulhos das grandes cidades e até um local onde é possível utilizar o banheiro.

Esses novos papéis foram sendo assumidos pelas bibliotecas ao longo dos anos, pois as bibliotecárias e bibliotecários viram que as pessoas iam até eles com essas necessidades, e era algo que com algumas mudanças foi possível de ser ofertado ao público. Agora no século 21 um novo papel coube às bibliotecas: o de oferecer seus acervos de forma digital e gratuita online.

Já mostramos no blog Bibliotecas do Brasil a British Library (Inglaterra), a Bibliothèque Nationale de France (França) e a Biblioteca da Universidade de Cambridge (Inglaterra) que ofereceram seus acervos de imagens e/ou documentos históricos para todos acessarem e utilizarem de forma gratuita na internet. Elas permitem o acesso ao conteúdo antes distante do grande público ou de quem não possui dinheiro de viajar até esses locais e consultá-los pessoalmente.

É possível encontrar tesouros, como essa foto do Machado de Assis aos 25 anos.
Essa atitude promove a igualdade de acesso à informação, que é um dos mais importantes passos na tentativa de diminuir a desigualdade que existe no mundo. O conhecimento não deve ser um privilégio das classes mais endinheiradas, mas um bem comum e a divulgação desse conhecimento é um dos papéis que as bibliotecas estão assumindo com orgulho.
Esperamos que governos e gestores responsáveis pelas verbas de bibliotecas públicas compreendam esse novo papel e coloquem mais recursos disponíveis para que mesmo as bibliotecas distantes dos grandes centros, possam também oferecer a memória regional para o mundo inteiro pesquisar e assim extrapolarem as fronteiras das pessoas e comunidades que beneficiam.

Agora é a vez de mostrarmos o acervo disponível online pela Biblioteca Nacional, que fica no Rio de Janeiro. É possível navegar por documentos históricos, cartas, livros originais, gravuras, fotografias e muitos outros meios que já foram digitalizados. Na busca que fiz somente da parte de imagens obtive mais de 16 mil resultados.

Existem diversas gravuras que mostram o Brasil histórico visto pelos artistas estrangeiros que representaram as florestas, povos e costumes do país como a do botânico Martius e do zoólogo Spix os dois estão retratados na imagem que abre esse post.

Todas as imagens podem ser baixadas e utilizadas em projetos e atividades não comerciais. Outra característica da disponibilização dos acervos das bibliotecas online é essa compreensão e abordagem mais aberta com relação aos direito autorais. A maioria delas preferiram utilizar o formato do Creative Commons, que é uma forma de licença de direitos autorais mais condizente com o mundo em que vivemos e que permite diversas formas de utilização. Essa forma de liberação não possui todas as amarras do antigo Copyright que não permitia nenhum uso sem autorização.

Texto: Juliano Rocha