Coleção de zines e livro da Magnolia Cartonera são doados para biblioteca escolar de Gravataí/RS

23.5.18

A Leticia Fontoura é amiga, é colaboradora e principalmente, é uma das grandes incentivadora do nosso trabalho no blog Bibliotecas do Brasil e na Magnolia Cartonera. Por causa da Leticia, em 2014 fomos participar do Encontro de Saraus de Porto Alegre, evento da FestiPoa em 2014, e lá nós entramos em contato pela primeira vez com os livros cartoneros. Três meses depois, em agosto do mesmo ano, já estávamos com o nosso primeiro livro lançado. Hoje, 4 anos depois, nossos livros estão alcançando bibliotecas internacionais.

E a Leticia, idealizadora de tantas iniciativas inspiradoras e principalmente, preocupadas com o bem estar das pessoas que mais precisam, hoje em dia trabalha na E.M.E.F (escola municipal de ensino fundamental) Duque de Caxias em Gravataí. E agora no mês de maio, ela teve mais uma de suas iniciativas maravilhosas. Leticia e doou o livro "Bibliotecas Mudam o Mundo", além da coleção completa de zines da Magnolia Cartonera, que são os exemplares da Magnolia Zine do nº1 ao nº7 e o exemplar do Zine Bibliotecas do Brasil - Especial Atividades para a Comunidade Externa. Leticia publicou em seu perfil no Facebook:
"Hoje fiz a doação dos zines e de uma cartonera dos escritores independentes Daniele Carneiro e Juliano Rocha, idealizadores do Bibliotecas do Brasil. Estas publicações estão, inclusive, no acervo de bibliotecas estrangeiras. Nossa diretora Ana Paula Braun recebeu com muita alegria este material maravilhoso que servirá para belas pesquisas e para a conscientização de todos na Emef Duque de Caxias".
O livro Bibliotecas Mudam o Mundo da Magnolia Cartonera foi doado para a biblioteca escola da E.M.E.F Duque de Caxias em Gravataí|RS

Depois da doação a Leticia nos contou:

"As professoras adoraram. Já tem gente lendo os zines".
Além de ser uma incrível doação para o acervo da biblioteca escolar, é uma forma incrível de colaborar e demonstrar um apoio direto à autoras, autores e artistas independentes. Com esse tipo de apoio é que conseguiremos encontrar as leitoras e leitores para quem nossos livros foram pensados, desenvolvidos e publicados, e tornar os conteúdos do blog Bibliotecas do Brasil, que mantemos atualizados há 4 anos, mais conhecidos das pessoas que poderão se beneficiar deles. Nós agradecemos muito e com enorme carinho esse fortalecimento do nosso trabalho pela Leticia. É maravilhoso saber que agora, as publicações estão dentro de uma biblioteca escolar. Quando desenvolvemos nossos conteúdos nós sempre temos em mente as bibliotecas informais, os projetos de incentivo à leitura autônomos e as salas de aula. Nossas primeiras realizações com bibliotecas comunitárias foram com crianças de escolas rurais, e ver a Leticia fazendo essas doações para uma biblioteca escolar, é como se ela construísse uma ponte entre os conteúdos que desenvolvemos e o público que poderá se beneficiar deles. Muito obrigada Leticia, é demais ver essa imagem, nos dá muita força e inspiração para continuar.

Informações sobre a Magnolia Zine e o Zine Bibliotecas do Brasil

São publicação culturais sobre incentivo à leitura, partilha de livros, bibliotecas e espaços de leitura, com foco na quebra dos preconceitos, na criatividade e nas histórias de solidariedade que envolvem livros, leitura, projetos de incentivo e bibliotecas. Publicamos pela nossa editora caseira, artesanal e independente, a Magnolia Cartonera. Todos os exemplares estão à venda em nossa loja online: loja.bibliotecasdobrasil.com. Até agora já publicamos 7 edições da Magnolia Zine e uma edição do Zine Bibliotecas do Brasil. Preço: R$12 ou R$16 com adesivo literário + 2 reais de envio. Todas as edições acompanham poster literário ou de incentivo à leitura e um marcador de páginas artesanal.

Como comprar os livros e zines da Magnolia Cartonera | Bibliotecas do Brasil

- Todos os exemplares estão disponíveis em nossa loja online nesse endereço: loja.bibliotecasdobrasil.com

Em nossa loja online você pode escolher se quer a edição com adesivo ou sem. Todas as edições têm um poster que pode ser utilizado como uma atividade em espaços de leituras, de forma individual ou então para enfeitar a biblioteca. As edições têm entre 20 e 24 páginas, e apesar de terem um tema que nomeia a edição, em seu interior nós contamos várias histórias de pessoas, bibliotecas, espaços de leitura e ações que estão revolucionando a leitura e as formas de contato com os livros. Todas as edições ganham um marcador de páginas artesanal. Também em todas as edições, os textos, traduções, ilustrações, artes dos posters e dos adesivos são criações nossas. As edições da Magnolia Zine são costuradas à mão e as capas são coloridas.

Para comprar, acesse: loja.bibliotecasdobrasil.com | O pagamento é feito dentro do sistema da loja com Pag Seguro ou PayPal e lá você escolhe sua forma de pagamento, cartões, boletos, etc. O envio é feito pelos Correios. O valor do frete é R$2. Em 2017 o zine era bimestral, mas como pretendemos lançar livros esse ano, agora eles são trimestrais. A próxima edição será lançada em maio.

Foto: Leticia Tafra da Fontoura
Fotos das publicações e texto: Daniele Carneiro e Juliano Rocha