A arte de fazer cartoneras

A Magnolia Cartonera é uma editora independente baseada na Vila Cubas na cidade de Curitiba. A editora nasceu do desejo de Daniele Carneiro e Juliano Rocha, criadores do blog Bibliotecas do Brasil, de publicar seus textos em livros, e levar adiante suas ideias sobre montagem de bibliotecas livres e comunitárias, sobre a auto-publicação, sobre a autonomia de autoras, autores e artistas e sobre o movimento faça você mesmo - DIY - Faça você mesma(o).

2014

Em 2014, Dani e Juliano tiveram a oportunidade de conhecer o movimento cartonero na FestiPoa Literária em uma viagem a Porto Alegre. O amor pelos livros com capa de papelão foi à primeira vista, e já naquele ano foi lançado o 1º livro, a Cartonera Bibliotecas do Brasil, com textos inéditos de ambos e textos selecionados da newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox.

2015

Em 2015 a Magnolia Cartonera lançou o livro Ideias para Bibliotecas Livres, que já está em sua 5ª reimpressão, de forma independente, através das redes sociais e de eventos literários que Dani e Juliano participaram.
2016

O ano de 2016 trouxe 3 lançamentos da Magnolia Cartonera, o livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias de Dani Carneiro, um guia abrangente para quem deseja montar bibliotecas ou dar continuidade aos seus projetos de incentivo à leitura. O livro Eles Chegaram!/No Terminal de Juliano Rocha, a 1ª produção da editora no mundo dos quadrinhos e da ficção. Dezembro de 2016 trouxe o livro Bibliotecas Mudam o Mundo com exemplos inovadores e também ações simples de bibliotecas capazes de causar um impacto social positivo em suas comunidades.

2017
Em 2017, Daniele e Juliano começaram um novo projeto editorial, a Magnolia Zine, uma publicação independente bimestral de incentivo à leitura com dicas, tutoriais e muita inspiração para atividades de incentivo à leitura para pessoas, bibliotecas, grupos, centros culturais e todo mundo que gosta de se divertir e enriquecer a vida com livros e leitura. Serão publicadas 6 números da Magnolia Zine durante o ano de 2017.

Canal no YouTube: Como fazemos nossos livros

Em agosto de 2016 a Magnolia Cartonera passou a desenvolver uma série de vídeos para o seu canal no YouTube, com vídeos da criação, confecção e produção dos seus livros cartoneros. Essa é uma forma de retribuição ao carinho de todas as leitoras e leitores que acompanham esse trabalho incansável de produzir um excelente conteúdo para quem está com o foco voltado para bibliotecas e projetos de partilha de livros, arte, literatura e auto-publicação. Os vídeos mostram passo-a-passo cada etapa da confecção dos livros cartoneros e a dinâmica do trabalho de Dani Carneiro e Juliano Rocha, desde a coleta do papelão até o corte das capas, a pintura, a costura, as embalagens, o controle de qualidade de cada exemplar e enfim o envio.

Conheça o canal no Youtube do blog Bibliotecas do Brasil, inscreva-se para assistir os próximos vídeo, compartilhe em suas redes

Episódio 1:  PapelãoNesse episódio você verá como escolhemos as caixas de papelão para transformá-las em capas.

Episódio 2: CorteNesse episódio você verá como fazemos o corte das caixas de papelão para transformá-las nas capas das cartoneras, e também falamos um pouco sobre as bases de corte, sobre como fazer mais com pouco recursos, e como o movimento cartonero é libertário e aberto à todas as pessoas.

Episódio 3: ConteúdoNesse episódio você verá como transportamos, dobramos e preparamos o conteúdo de nossos livros para costura, além de conhecer como as pinturas das capas são feitas.

Episódio 4: CosturaNesse episódio mostramos como furamos as capas com um agulhão e como fazemos a costura do conteúdo nas capas de papelão. Conheça todo o trabalho artesanal por trás dos livros cartoneros.

Episódio 5: Embalagem e envio: Nesse episódio você verá a finalização de nossos livros, os detalhes finais que tornam únicos os livros cartoneros. Acompanhe desde o controle de qualidade, passando pela forma como embalamos nossos livros para a viagem até a ida ao correio. Conheça todo o trabalho artesanal por trás dos livros cartoneros.

Compre nossos livros

Eles estão à venda online na Loja Bibliotecas do Brasil.

Queremos seguir adiante, florescendo nosso trabalho, continuar a escrever livros e textos que são fontes benéficas de informações sobre bibliotecas e projetos de incentivo à leitura, à arte, à cultura e ao conhecimento. Queremos continuar fazendo dos nossos produtos culturais (os livros e os zines, o blog e a newsletter) fontes contínuas e permanentes de educação e informação. Mas o que mais desejamos é que o nosso trabalho continue a ser um dos motores que coloca bibliotecas e projetos em movimento, e continuar mostrando exemplos inspiradores, e ações transformadoras que conduzem os demais projetos ao aprimoramento. Queremos ter nossas vozes ampliadas, assim como temos ajudado a ampliar tantas vozes nesses anos. Convidamos você a apoiar novas ideias e novos experimentos. Venha colaborar conosco nessa nova fase de nosso trabalho. Se você curte as nossas publicações e todo o conteúdo que vertemos gratuitamente no blog, e quer nos ver alçando novos voos, você pode colaborar diretamente com a aquisição da impressora que tanto desejamos ter.
Basta uma simples ação: venha até a nossa loja online, escolha uma criação para comprar para você, ou para presentear uma pessoa querida. Sua compra é preciosa para nós, e nos levará à concretização de mais uma etapa em nosso desejo de tornar a Magnolia Cartonera presente na vida de mais pessoas que precisam do nosso trabalho. Se já tiver comprado todos os nossos livros, compre alguns zines para você ou para presentear. Agradecemos imensamente pela sua participação.

Daniele Carneiro e Juliano Rocha

Artes: Juliano Rocha
Vídeos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Magnolia Cartonera e blog Bibliotecas do Brasil de Daniele Carneiro e Juliano Rocha