Leituras em Dia de Chuva - Edição 2023

22.2.23


Com as estações do ano se alternando, o Brasil apresenta períodos de clima mais chuvoso em diversas regiões. No verão, é comum a ocorrência de temporais intensos em algumas partes do país, enquanto no inverno, as frentes frias costumam trazer dias chuvosos e frios. Esses momentos são ideais para quem busca um ambiente aconchegante e tranquilo para se dedicar às leituras. Com o som da chuva caindo lá fora, é possível se envolver em tramas envolventes, explorar novos mundos ou aprender com a leitura de livros de não-ficção. Vamos conferir algumas sugestões de leituras para aproveitar esses dias chuvosos da melhor maneira possível.

Se você quer variar um pouco, pode aproveitar também para explorar outros ambientes para fazer suas leituras em dias de chuva. Que tal visitar uma biblioteca e mergulhar em um universo de livros? Ou então escolher um café aconchegante, com uma decoração agradável, e curtir uma leitura enquanto saboreia uma deliciosa bebida quente? Se preferir, você também criar o seu próprio espaço de leitura, em casa ou em outro lugar que te inspire. Se você é assim como nós, e curte criar um ambiente perfeito para a leitura, vem com a gente que temos algumas sugestões incríveis para você aproveitar esses dias chuvosos ao máximo!

Livrarias

Dani na Livraria da Vila em Curitiba (2022)

As livrarias podem ser ótimos lugares para passar um dia chuvoso em busca de novas leituras. Algumas livrarias oferecem um ambiente agradável, com música ambiente tranquila para que você possa conhecer livros e fazer suas leituras, em poltronas confortáveis, em espaços com sossego suficiente para que você possa se concentrar. Você pode passear pelas estantes, descobrir novas obras e até mesmo experimentar alguns livros antes de comprá-los. Você pode descobrir novas obras para adicionar à sua lista de leituras. Muitas livrarias realizam eventos literários, como lançamentos de livros, bate-papos com autores e autoras e clubes de leitura, que podem ser uma ótima oportunidade para passar um dia chuvoso e ampliar seus interesses literários. Quem sabe nesse dia de chuva você tem a sorte de encontrar uma autora ou autor que ainda não conhecia e que irá gostar muito?

Sebos - Lojas de livros usados

Juliano no Sebo do Messias na Praça da Sé em São Paulo (2022)

Outra opção interessante para quem gosta de ler é explorar os sebos em dias chuvosos, que são as lojas especializadas em livros usados. Os sebos podem ser um verdadeiro tesouro para encontrar livros raros e colecionáveis, e mídias mais antigas como CD's, DVD's e discos de vinil. Quem sabe você dê a sorte de encontrar sebos que ainda ofereçam preços bastante acessíveis. Essas lojas possuem um charme único e acolhedor, e proporcionam ambientes repletos de livros que contém histórias fascinantes. Se você se surpreender com uma chuva repentina, corra para o sebo mais próximo e aproveite para descobrir verdadeiras preciosidades.

Bibliotecas

Dani na Biblioteca do SESC Avenida Paulista, São Paulo (2022)

Se você prefere um ambiente mais silencioso e com acesso a uma variedade de livros, a biblioteca pode ser um ótimo lugar para passar um dia chuvoso. Aproveite para se perder nas estantes, descobrir novos autores e se inspirar com a tranquilidade do local. As bibliotecas oferecem muitos benefícios para quem busca espaços tranquilos e silenciosos para se dedicar às leituras em dias chuvosos. E existem outras vantagens que podem fazer com que a visita a uma biblioteca seja uma experiência ainda mais enriquecedora.

Por exemplo, as bibliotecas costumam ter uma grande variedade de livros, desde os mais clássicos até os mais recentes. Isso permite que você tenha acesso a uma gama enorme de informações e conhecimentos, podendo escolher o que mais te interessa naquele momento. Muitas bibliotecas oferecem serviços adicionais, como empréstimo de livros, acesso a periódicos e outras mídias, computadores com acesso à internet e áreas para estudos em grupo.

Outra vantagem de visitar uma biblioteca é que você pode acabar descobrindo novos autores, autoras e gêneros literários que nunca havia explorado antes. Ao se perder por entre as estantes, você pode encontrar livros que não estava procurando, mas que chamaram a sua atenção. E quem sabe, essa descoberta pode se tornar uma nova paixão literária.

Cafés

Dani na Cafeteria do Sesc Consolação em São Paulo (2015)

Um café aconchegante com um bom livro pode ser a combinação perfeita para um dia chuvoso. Escolha uma cafeteria com uma decoração agradável, com uma boa música e que ofereça um ambiente confortável e tranquilo. Aproveite para saborear um delicioso café, chá ou chocolate quente enquanto lê o seu livro preferido ou navega pela sua bibliotecas de ebooks. Audiobooks também são uma excelente opção para aproveitar um excelente café. Ir a um café pode ser uma oportunidade para se inspirar com novos ambientes e pessoas. Muitos cafés são decorados com elementos que podem te inspirar, como quadros, fotografias ou objetos de decoração. Nos cafés e cafeterias das cidades, é possível observar as pessoas ao seu redor e se inspirar em suas conversas e histórias.

 Cantinho da leitura ou biblioteca em casa

Estante de livros da Dani - Livro The Library (Sarah Stewart)

Que tal criar seu próprio ambiente de leitura em casa ou em outro lugar que te inspire? Você pode montar uma biblioteca particular ou um cantinho de leitura, com suas obras favoritas organizadas em prateleiras e um espaço aconchegante para se acomodar. Ou, se preferir, pode transformar um cantinho da sua casa ou apartamento em um espaço de leitura com almofadas, cobertores e uma iluminação suave para criar o clima ideal para se concentrar em sua leitura. Então nos dias de chuva, aproveite para relaxar em seu próprio espaço de leitura em casa, e se perca durante horas em um bom livro, sem precisar sair de casa. Esse espaço pode ser adaptado de acordo com suas preferências e personalidade, tornando-o ainda mais especial e único para você. Criar seu próprio ambiente de leitura em casa é uma ótima maneira de economizar dinheiro, já que você não precisará gastar com transporte ou pagar por um espaço em outro lugar. É uma opção prática, sustentável e muito confortável para os dias chuvosos.

Dicas de pocket books para carregar na bolsa em dia de chuva







Dicas de E-books para ler em dia de chuva

1. Ideias para Bibliotecas Livres - Dani Carneiro e Juliano Rocha

2. Sobre Livros Cartoneros - Dani Carneiro e Juliano Rocha

3. Bibliotecas Mudam o Mundo - Dani Carneiro e Juliano Rocha


Texto: Dani Carneiro | Arte: Juliano Rocha

— Este conteúdo foi escrito por Dani Carneiro, escritora e criadora da editora independente Magnolia Cartonera. Este conteúdo é livre e aberto a qualquer pessoa que deseje se beneficiar dele. Se você aprecia o nosso trabalho, apoie a Magnolia Cartonera adquirindo uma de nossas publicações independentes em nossa loja virtual. Assim, você colabora diretamente com a produção de novos conteúdos e com a disseminação da cultura independente e socialmente engajada.  Ao comprar um livro, você está apoiando diretamente escritoras, escritores e as editoras que trabalham arduamente para divulgar a cultura, criatividade e novas ideias. Ao adquirir uma publicação da Magnolia Cartonera, você está contribuindo para a sustentabilidade da editora e colaborando diretamente para que novos livros e posts no Blog Bibliotecas do Brasil sejam produzidos e compartilhados com o público. Agradecemos muito pelo seu apoio.

Acompanhe nossas mídias sociais:
Magnolia no Instagram: @magnoliacartonera
Bibliotecas BR no Instagram: @bibliotecasbr
Ebooks na Amazon: visite a página de ebooks
Canal no YouTube: visite nosso canal

Blog Bibliotecas do Brasil e editora independente Magnolia Cartonera de Dani Carneiro e Juliano Rocha | 2023

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe