Como uma biblioteca pública ajudará a fornecer vacinas para COVID-19

30.1.21


— Matéria de Rachel Smith para o website City Beat, publicada em 25 de janeiro de 2021. Foto de Hailey Bollinger. Tradução para o português: Daniele Carneiro (Blog Bibliotecas do Brasil e Magnolia Cartonera).

A Biblioteca Pública de Cincinnati pode ajudar a fornecer vacinas COVID-19 em breve

Uma parceria em 2012 com a Saúde Pública do Condado de Hamilton (Hamilton County Public Health) lançou as bases para a biblioteca auxiliar na logística de transporte em situações de emergência - como a que temos agora. A Biblioteca Pública do Condado de Cincinnati e Hamilton no estado de Ohio nos Estados Unidos, poderá em breve entregar mais do que materiais de leitura durante a pandemia de coronavírus. Funcionários do sistema de bibliotecas, dizem que estão doando recursos de transporte para distribuir a vacina COVID-19 em todo o condado de Hamilton, para ajudar a trazer alívio a milhares de residentes que devem receber a vacinação a partir deste mês (janeiro/2021).

“Fomos feitos para isso”, disse Holbrook Sample, chefe de tecnologia e logística da biblioteca, ao CityBeat. “Entregamos materiais em todo o município. Nossos motoristas conhecem o condado muito bem”.

A biblioteca fornecerá seis veículos e cinco motoristas em caso de uma emergência para transportar a vacina para locais de distribuição em todo o distrito. Esses motoristas são versados ​​no desenvolvimento de rotas rápidas e seguras no Condado de Hamilton, diz Sample. Matthew Todd, o gerente de envio e recebimento da biblioteca, é um desses motoristas. Ele também liderou a logística deste programa e atua como intermediário direto entre a biblioteca e a Saúde Pública do Condado de Hamilton. Os recursos de transporte estarão disponíveis em modo de espera durante o horário comercial normal da biblioteca, diz Todd. Assim que receber uma solicitação do departamento de saúde, ele instruirá a si mesmo ou a outro motorista para concluir a coleta e entrega da vacina.

“Só espero que isso nos ajude a superar isso”, diz Todd. “É muito importante para mim estarmos fazendo isso e estou feliz por poder contribuir”.

A biblioteca ajudará no transporte de ambas as vacinas COVID-19 - uma criada pela Pfizer-BioNTech, a outra pela Moderna - que foram recentemente aprovadas pela US Food and Drug Administration (FDA), a agência federal responsável pelo controle e supervisão de segurança alimentar nos Estados Unidos. Embora ainda não tenham transportado nenhuma vacina, a equipe da biblioteca está totalmente preparada para o chamado à ação, diz Todd. 
Holbrook Sample acrescenta que aqueles que usam o serviço de transporte de sua biblioteca normalmente são aqueles que correm maior risco para o COVID-19.

“As primeiras pessoas a tomar a vacina no condado - e acho que isso é verdade em todo o país - são pessoas que vivem em comunidades como asilos e pessoas que não conseguem sair de casa”, diz Sample. “Servimos ativamente essas pessoas”.

De acordo com os números divulgados em 21 de janeiro, o Condado de Hamilton teve uma contagem de casos COVID-19 de 5.685 para uma população de 817.473. Em 24 de janeiro, é o único condado roxo no mapa do Sistema de Aconselhamento de Saúde Pública de Ohio , indicando "exposição severa e disseminação". Ohio começou a Fase 1B de seu plano de vacinação , que é um esquema de várias semanas que prioriza a vacinação de cidadãos com 65 anos ou mais, aqueles com distúrbios congênitos ou de desenvolvimento e aqueles que trabalham pessoalmente em escolas K-12.

Todd, que também representa a biblioteca na equipe de Resposta de Emergência do Condado de Hamilton , diz que encontrar maneiras de a biblioteca ajudar a saúde pública tem sido parte das funções gerenciais desde 2012. Sample explica que a biblioteca foi procurada pela secretaria de saúde em 2012 para criar uma parceria que facilitasse o uso dos recursos da biblioteca em caso de emergência. Foi uma estratégia de preparação que acabou por se concretizar durante a pandemia COVID-19.

"Foi perfeito. Foi uma preparação real, e estou feliz por morar em um condado e operar uma biblioteca em um condado que teve a visão de futuro para estar preparado”, diz Sample.

Esta iniciativa é uma das várias que a biblioteca criou durante a pandemia COVID-19. Holbrook Sample diz que a biblioteca fez parceria com a UC Health (University of Colorado Health) para administrar os testes COVID-19 a 2.424 membros da comunidade de outubro a dezembro de 2020, e o sistema de transporte da biblioteca também foi utilizado no final do ano passado para entregar EPI (equipamento de proteção individual), como desinfetante para as mãos, plástico escudos e geradores em todo o condado de Hamilton.

“É apenas uma outra dimensão no trabalho da biblioteca no condado sobre o coronavírus”, disse Sample. “Isso ecoa o que fazemos o tempo todo”

— Para obter mais informações, visite o site da Cincinnati Public Library (Biblioteca Pública de Cincinnati)

Bibliotecas Mudam o Mundo 


Aqui no Blog Bibliotecas do Brasil e no livro Bibliotecas Mudam o Mundo publicado por Daniele Carneiro e Juliano Rocha pela editora independente Magnolia Cartonera, temos mostrado ao longo de quase uma década para você que acompanha o nosso trabalho, como podemos aprender muito com exemplos inovadores de bibliotecas e espaços de leitura e também com ações simples e inovadoras que são capazes de fazer toda a diferença para suas comunidades. Esta notícia sobre a Biblioteca Pública de Cincinatti é uma incrível demonstração de como uma biblioteca pode disponibilizar os recursos que tiver ao seu alcance para o benefício de todas as pessoas em grande escala. É também uma forma de nos conscientizarmos e aprendermos a identificar quais são os recursos que uma biblioteca pública tem e pode oferecer para a sociedade para além do seu trabalho tradicional e diário com os livros. Repensar o papel das bibliotecas é o que temos feito aqui no Blog Bibliotecas do Brasil, através desses exemplos revolucionários de bibliotecas totalmente capazes de ir além no auxílio que disponibilizam para as suas comunidades. 

Tanto no livro Bibliotecas Mudam o Mundo, como aqui no Blog Bibliotecas do Brasil, mostramos exemplos de bibliotecas e iniciativas que contém características que consideramos importantíssimas para o futuro e que geram um impacto social positivo para o bem-estar das pessoas. São projetos ousados, diferentes, igualitários, inclusivos, divertidos, responsáveis, comprometidos e preparados para abraçar todas as vertentes mais necessárias para gerar espaços dedicados ao bem-estar e promover a qualidade de vida das pessoas. O livro Bibliotecas Mudam o Mundo é baseado em nossas convicções do que deve ser uma biblioteca atuante e transformadora, que opera como protagonista em sua comunidade, que é competente para envolver e trabalhar de forma ativa, para engajar pessoas e ajudar a melhorar vidas, comunidades, bairros e o mundo. Trazemos histórias de bibliotecas cada vez mais voltadas para inovações para ajudar suas comunidades. Com os exemplos, crescemos. Essas bibliotecas nos mostram como é possível usar habilidades, conhecimento e profissionalismo para reverter situações aparentemente irresolúveis. Essas são bibliotecas resilientes que não abandonam suas comunidades e que prosperam junto com as pessoas. Passei pela hashtag #bibliotecasmudamomundo aqui no Blog Bibliotecas do Brasil para ler sobre várias bibliotecas, espaços de leitura e projetos que já mostramos ao longo desses quase 10 anos de blog.

*A versão impressa artesanal cartonera (livro confeccionado com capa de papelão) de Bibliotecas Mudam o Mundo está indisponível no momento, mas estamos trabalhando para lançar o ebook na Amazon em breve. Vamos fazer uma nova impressão da cartonera em 2021. Inscreva-se em nossa newsletter gratuita para receber nossas novidades, ou acompanhe nossos perfis no IG: @magnoliacartonera e @bibliotecas


—Texto, Post e Tradução: Dani Carneiro
Magnolia Cartonera e Blog Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com

Daniele Carneiro e Juliano Rocha | 2021

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe