Movimentos Cartoneros: Livros e Ideias no Papelão - Evento no Centro de Pesquisa e Formação SESC SP

1.3.23

OS LIVROS CARTONEROS ESTÃO DE VOLTA AO #CPFSESC!

No próximo sábado (4/3/2023) o Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo realizará um encontro de idealizadores de movimentos cartoneros no Brasil, para roda de conversa sobre os processos editoriais e a viabilização de publicações independentes, a partir da encadernação cartonera.

O bate-papo contará também com mesa de exposição e venda de livros dos catálogos das editoras.

Estarão presentes as seguintes editoras cartoneras:

-@dulcineia_catadora, que reúne catadoras que trabalham na Cooperglicério, região central de São Paulo. O coletivo, iniciado em 2007, produz livros com capas de papelão coletado pelos catadores e selecionado dentro da cooperativa. Tem como pilares a sustentabilidade, a inclusão e a geração de renda, além do estímulo à leitura, à expressão artística e à escrita.

- @mariposacartonera, coletivo editorial do Recife fundado em 2013 e que publica literatura contemporânea. Já realizou oficinas em todo o país e coeditou obras com cartoneras da Argentina, Peru e França.

-@magnoliacartonera, editora independente criada pelos artistas e autores Daniele Carneiro e Juliano Rocha em 2014, em Curitiba, dedicada à publicação de livros, zines e ebooks. O trabalho da Magnolia é inspirado pela filosofia "Faça você mesma(o)", é focado em promover práticas sustentáveis e incentivar a autonomia artística e criativa das pessoas, encorajando-as a se expressarem por meio da arte, da literatura e da publicação independente.

- @malhafinacartonera, selo editorial que busca estimular a produção e vida literárias no âmbito universitário de modo não convencional e autônomo, proporcionando um espaço de atuação e mobilização dos estudantes de Letras vinculados à Universidade de São Paulo.

A atividade é #grátis e para participar, é só se inscrever através do site do @cpfsesc

Evento Presencial Gratuito

Local: Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo/SP

Data: 04 de março de 2023
Dias e Horários: Sábado, 15h às 17h30

Inscrições

— As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

— Inscrições a partir das 14h do dia 27/Fevereiro, até o dia 03/Março/2023 - Enquanto houver vagas.

— Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca

— Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

— Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br | A declaração será encaminhada em até 30 dias

— Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

— O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Texto: Informações do Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo
Imagem de divulgação: Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo
Arte Magnolia: Juliano Rocha

— Este conteúdo foi escrito por Dani Carneiro, escritora e criadora da editora independente Magnolia Cartonera. Este conteúdo é livre e aberto a qualquer pessoa que deseje se beneficiar dele. Se você aprecia o nosso trabalho, apoie a Magnolia Cartonera adquirindo uma de nossas publicações independentes em nossa loja virtual. Assim, você colabora diretamente com a produção de novos conteúdos e com a disseminação da cultura independente e socialmente engajada.  Ao comprar um livro, você está apoiando diretamente escritoras, escritores e as editoras que trabalham arduamente para divulgar a cultura, criatividade e novas ideias. Ao adquirir uma publicação da Magnolia Cartonera, você está contribuindo para a sustentabilidade da editora e colaborando diretamente para que novos livros e posts no Blog Bibliotecas do Brasil sejam produzidos e compartilhados com o público. Agradecemos muito pelo seu apoio.

Acompanhe nossas mídias sociais:
Magnolia no Instagram: @magnoliacartonera
Bibliotecas BR no Instagram: @bibliotecasbr
Ebooks na Amazon: visite a página de ebooks
Canal no YouTube: visite nosso canal

Blog Bibliotecas do Brasil e editora independente Magnolia Cartonera de Dani Carneiro e Juliano Rocha | 2023