Bibliotecária Gabriela Pedrão indica o blog Bibliotecas do Brasil em seu canal no Youtube

6.1.18

A bibliotecária Gabriela Pedrão é criadora de conteúdos no Youtube, ela tem um canal há 4 anos onde fala sobre livros, leitura, biblioteconomia e a vida de estudante - atualmente ela está fazendo doutorado. O canal dela no momento tem mais de 8100 pessoas inscritas. E a Gabriela começou 2018 fazendo uma dedicada e extensa pesquisa para reunir em um vídeo, os trabalhos de bibliotecárias, bibliotecários e pessoas que exercem outras atividades que estão escrevendo, publicando e fazendo trabalhos muito legais relacionados às bibliotecas. E nós estamos vivendo um momento repleto de pessoas que estão fazendo coisas bacanas pela leitura, pela circulação de livros e pelas bibliotecas. Foi um grande prazer ter nosso trabalho incluído no vídeo, e principalmente reconhecido.

É abundante o número de pessoas que estão criando conteúdos (tanto online quanto impresso, como no nosso caso, somos artistas e autores independentes publicando livros e zines sobre bibliotecas), que serão benéficos para todas as pessoas interessadas em tornar as bibliotecas mais atuantes, mais ativistas, e mais inclusivas, nessas e nas próximas gerações que estão se interessando pelo mundo das bibliotecas. Há muito material online para se inspirar, assista o vídeo da Gabriela e conheça a profusão de pessoas trabalhando pela melhoria das bibliotecas. Ela começa a falar do trabalho do blog Bibliotecas do Brasil no minuto 11:11.

A Gabriela aproveitou essa sugestão das e dos assinantes de seu canal, para dar voz às pessoas que estão fazendo um trabalho vibrante em seu canal no YouTube - É o último, juro! Ela entrou em contato com a gente, contando que gostaria de nos incluir na lista maravilhosa que ela fez de pessoas que estão fazendo acontecer. Deixamos aqui nosso agradecimento especial para as pessoas que indicaram o nosso trabalho para a Gabriela Pedrão, e nosso caloroso carinho e agradecimento à ela, por levar em conta que pessoas sem graduação em biblioteconomia, também já estão realizando há anos trabalhos importantes para a melhoria, e conhecimento dos tantos modelos de bibliotecas que existem pelo mundo. No blog da Gabriela está a lista completa de pessoas e sites indicados no vídeo.

Por aqui, nos dedicamos a fazer um trabalho bastante sério, responsável, de pesquisa, de divulgação de projetos e de dar voz às pessoas que não estão tendo nenhuma atenção pelas mídias mainstream. O nosso trabalho e os nossos projetos como o blog e a editora, também se incluem nessa categoria, afinal sem a nossa autodivulgação diária, nosso trabalho não teria o alcance que tem hoje, daí a importância do apoio da Gabriela e de todas as pessoas que nos acompanham e falam das nossas iniciativas para outras pessoas. Nossa paixão por bibliotecas nos direciona nessa jornada de descobertas por espaços de leitura, principalmente bibliotecas arrojadas, que desafiam o senso comum e o conservadorismo. Então se essa é a primeira vez que você está chegando aqui, através do vídeo da Gabriela, por favor, dê uma olhada em nossa biografia e nas nossas experiências para nos conhecer melhor, será muito bacana aprofundarmos nossos conhecimentos.
Nós estamos diretamente ligados ao mundo das bibliotecas livres, comunitárias, alternativas, inovadoras, que nascem da espontaneidade das pessoas comuns, sem diploma, e muitas vezes até sem alfabetização, mas que fazem de tudo para que iniciativas e projetos de incentivo à leitura atendam pessoas que não tiveram oportunidades de estar em maior contato com os livros na vida. Também somos muito ligados em bibliotecas inovadoras, antenadas com o futuro e com as novas tecnologias e que são capazes de realizar serviços simples inclusivos e desburocratizados. Aproveite para conhecer os livros da Magnolia Cartonera, nossa pequena, caseira, artesanal e incansável editora independente, pela qual publicamos livros sobre bibliotecas.

Dani Carneiro - contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Gabriela Pedrão

1. Vocês merecem! Por isso foram minha primeira indicação quando a Gabriela perguntou. Beijos!