Fãs de Nick Cave lotam sebo beneficente no Reino Unido após músico doar milhares de livros

21.7.25


 

Photography: Anders Sune Berg. Images © Royal Danish Library 

Matéria de Sian Cain, editora adjunta de cultura do Guardian Australia

Fãs de Nick Cave lotaram uma livraria beneficente em Hove, no sul da Inglaterra, depois que o músico doou 2.000 livros de sua coleção pessoal.

O cantor australiano fez a doação para a Oxfam Bookshop de Hove, na Blatchington Road. Os livros faziam parte de sua biblioteca pessoal, que foi recriada para uma instalação de arte exibida na Dinamarca e no Canadá.

Photography: Anders Sune Berg. Images © Royal Danish Library

 

Um funcionário da livraria, identificado apenas como Richard, disse ao Argus:
“É uma doação muito interessante. Os tipos de livros são bem variados — tem filosofia, arte, religião, até romances antigos em edição de bolso. É uma doação incrivelmente diversa. Ele conservou seus livros por muito tempo, alguns são bem antigos.”

Livros da coleção de Cave à venda incluíam obras de Salman Rushdie, Christopher Hitchens e Ian McEwan, uma primeira edição do romance Man In White, de Johnny Cash, e “um livro de receitas sobre afrodisíacos”, informou o Times.

Photography: Anders Sune Berg. Images © Royal Danish Library
 

O Times informou que, na sexta-feira, “uma multidão de pessoas” estava folheando os livros de Cave na livraria, incluindo tesouros como o cartão de embarque de Cave para um voo a Amsterdã, um mapa dos Estados Unidos, um maço de cigarros vazio e um “envelope antigo com as palavras ‘Lukes tooth’ escritas com a letra característica de Cave.” Seu filho Luke tem 34 anos. 

Nick Cave (ao centro) e os Bad Seeds se apresentam na First Direct Arena, em Leeds. O músico doou 2.000 livros para uma livraria da Oxfam em Hove, Reino Unido. Fotografia: Christopher Thomond/The Guardian

No sábado, formou-se uma fila na livraria à medida que a notícia se espalhava.

Cave e sua família mudaram-se para Brighton nos anos 2000. Um dos seus filhos, Arthur, morreu em 2015 após cair de um penhasco no Ovingdean Gap, em Brighton. A família mudou-se para Los Angeles, depois para Londres; em 2023, venderam a casa em Brighton por £2,9 milhões. Cave escreveu: “Brighton tinha se tornado triste demais... no entanto, voltamos uma vez que percebemos que, independentemente de onde morássemos, levávamos nossa tristeza conosco.”

Richard disse ao Argus que muitos dos livros de Cave parecerão apenas livros comuns nas prateleiras, a menos que os fãs procurem com atenção:
“Alguns têm passagens aéreas usadas como marcador de página, mas fora isso, ele não era do tipo que colocava ex-libris ou escrevia o próprio nome

No entanto, alguns clientes relataram ter encontrado livros com frases sublinhadas ou trechos anotados com a caligrafia de Cave. Alguns também foram presentes, incluindo uma cópia de The Lieutenant of Inishmore dedicada pelo dramaturgo irlandês Martin McDonagh.

Um porta-voz de Cave afirmou que ele não comentaria sobre a doação, dizendo:
“Ele acredita que as descobertas continuarão sendo mistérios intrigantes para quem as encontrar.”

>>>>> <<<<< 

Texto traduzido por: Daniele Carneiro · @magnoliacartonera
Escritora · Editora independente · Artesã de livros 
Blog Bibliotecas do Brasil · 2025 ·

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe