Confira como foi a participação da Magnolia Cartonera na FliCu - Feira Literária de Curitiba
28.5.25Essa foi a maior sensação que levamos da feira: a oportunidade deliciosa de ficar o dia inteiro imersos no ambiente de uma livraria em Curitiba, curtindo os espaços da Arte e Letra, tomando café, conversando sobre livros, zines, bibliotecas, revistas literárias, feiras de publicações independentes, conhecendo pessoas que trabalham com literatura, com incentivo à leitura e projetos sociais, e também essa foi uma oportunidade muito bacana de estar em contato com os nossos colegas editores, editoras e artistas artesanais da cidade - um salve para o casal Tati Hirami e Paulo Hirami do Otake Ateliê de Encadernação (já fizemos 5 feiras juntos), e o Guilherme Eisfeld da Editora Comala (terceira feira que participamos juntos, primeira vez vizinhos de mesa). Torcemos para que a FliCu inspire mais livrarias de rua a começar a fazer também suas próprias feiras literárias aqui em Curitiba.
A Magnolia Cartonera foi criada em 2014, e há 11 anos nos dedicamos com ela de forma ininterrupta às publicações independentes. Adicionamos às essas atividades 13 anos de escrita, publicação e ativismo pelos projetos de incentivo à leitura espontâneos, independentes e criados de forma comunitária, com o Blog Bibliotecas do Brasil, que foi criado em 2012. Já enviamos nossos livros e zines para todos os estados do país, participamos também das duas maiores feiras de publicações independentes do Brasil, a Miolo(s) em São Paulo em 2023 e 2024, e a Motim em Brasília em 2024, e de outras feiras literárias em várias cidades. Nós realizamos palestras e oficinas em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, e nossos livros e zines estão presentes em mais de 20 bibliotecas internacionais. A Magnolia Cartonera tem sido tema e assunto de vários trabalhos acadêmicos brasileiros e internacionais, mas aqui em Curitiba, a cidade onde residimos ainda somos superdesconhecidos, underground mesmo. Então participar da FliCu é uma forma de entrarmos em contato direto com leitoras e leitores e a comunidade literária de Curitiba.
Participar da FliCu é uma maneira muito bacana de apresentar o trabalho da Magnolia Cartonera e nossas iniciativas ao público curitibano, de entrar em contato com as pessoas que estão interessadas em eventos literários locais e com a mente aberta para conhecer novos tipos de livros e novas formas de publicação, como os livros cartoneros que nós publicamos e confeccionamos.
0 comments