Enfeite a sua biblioteca com passarinhos nesse verão

21.1.16

Os pássaros alegram nossos dias com seu canto e sua presença, alguns são elétricos outros são tranquilinhos e nos trazem paz e a expectativa de um futuro farto. Os pássaros são muito fofos para enfeitar bibliotecas, seja a biblioteca particular da sua casa, a biblioteca comunitária do seu bairro, a biblioteca escolar ou qualquer biblioteca que esteja disposta a dar um ar diferente e leve, pode procurar a inspiração nos passarinhos para enfeitá-la.

Como enfeitar a sua biblioteca com passarinhos? Aqui algumas sugestões.

Essa ideia é incrível para quem tem o dom do desenho e uma coleção de livros antigos ou aquela coleção de enciclopédias que não sabe muito bem o que fazer: que tal dar uma repaginada neles? Olha só que lindo demais esse trabalho! As novas capas podem ser feitas com papel kraft ou um tecido grosso como linho. E qualquer outro material que você tenha facilidade em utilizar.

Os passarinhos da foto abaixo estão em uma superfície de madeira, mas essa arte pode ser facilmente feita com capas de livros que estão destinados ao descarte. Enciclopédias sem uso, dicionários antigos que não tenham mais destinação, capas de livros jurídicos, enfim, toda capa de livros que não estão mais em uso podem servir de base para a confecção desses simpáticos passarinhos, em atividades de oficinas e encontros temáticos em bibliotecas comunitárias e escolares. Materiais fáceis de encontrar como papel de presente, botões e retalhos de tecidos adicionados à sua imaginação e criatividade darão um ar leve e bonito à biblioteca.

Torne a sua biblioteca um ambiente ainda mais agravável com essa inspiração decorativa baseada nos pássaros. As janelas da biblioteca ganharão um ar charmoso nos dias de verão e também na primavera com as silhuetas de papel dos passarinhos que recebem com boas vindas à leitoras e leitores. Mesmo em dias cinzas de chuva sua biblioteca estará colorida.

Pássaros que levam livros a um mundo de leitoras e leitores é um excelente tema.

Para bibliotecas escolares e comunitárias essa ideia selecionada no Pinterest: rolinhos de papel higiênico, papelão, papel kraft, cartolina são materiais fáceis de conseguir em papelarias e nas próprias sobras de caixas que usamos no dia a dia. Os rolinhos de papel se transformam em corujas dos mais diversos tipos, e as crianças podem se divertir muito criando cada uma delas.

Ainda no tema 'corujas' capas de livros que não serão mais utilizados na biblioteca podem ser recicladas para dar vida à essa simpática casinha de passarinho. O teto e as paredes e a base dela são feitos com capas de livros reutilizados, com papel de presente e colagem é possível criar um objeto decorativo muito bonito utilizando a reciclagem, e promovendo a conscientização das pessoas que frequentam a biblioteca para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Nesse trabalho escolhido o papelão novamente entra em cena, dando vida à árvore e aos passarinhos que irão alegrar o ambiente da sua biblioteca. Um artesanato delicado feito com o papelão que é uma fonte riquíssima para quem gosta de inventar coisas novas.

Destacamos nessas fotos o importante uso do papelão na conscientização para a sustentabilidade e reutilização dos recursos que temos disponíveis. Use o papelão em oficinas e atividades oferecidas pela sua biblioteca, ou até mesmo em sua casa. Desperte as pessoas que frequentam a sua biblioteca para a importância da reciclagem. Pinterest.

Mais uma vez o uso inteligente de livros na decoração da biblioteca: essa casinha de passarinhos foi feita com livros que falam de pássaros. Escolha um canto agradável do seu espaço e utilize essas dicas para colocar a sua criatividade em prática. Torne a sua biblioteca cada vez mais acolhedora para leitoras e leitores.

Conheça nossos livros sobre bibliotecas livres e bibliotecas comunitárias