Lugares para doar livros de literatura em Curitiba e litoral

12.10.12


Intenção e oportunidades para doar livros: Todos os dias centenas de brasileiros estão adquirindo livros nas lojas, nos sebos, bancas de jornal, em alguns cafés, em museus, pessoalmente ou pela Internet. E diariamente, muitas pessoas estão passando por um dilema diferente: Para quem ou para onde doar os livros acumulados em casa?
São livros que estão guardados há muito tempo e que precisam de um destino. A pessoa precisa arranjar um espaço nos armários e nas estantes de casa, e abrir lugar para os presentes de aniversário, de natal, de casamento, ou para as compras da última viagem.

Também existem aqueles casos em que um ente querido morreu e deixou uma biblioteca completa para trás. O que fazer com esses livros agora? Alguém vai querer esses livros? Para onde doá-los?
Muitas escolas e bibliotecas particulares costumam renovar regularmente seus acervos, e precisam doar os livros antigos para alguém, ou alguma instituição que faça bom proveito deles. Em algum momento a pergunta aparece: Que local da cidade está recebendo livros doados?
E as pessoas que estão de mudança, precisando de espaço, chegam à derradeira decisão de abrir mão de alguns itens: o que fazer com todos aqueles livros, acumulados durante a faculdade, na pós graduação, durante os cursos que os filhos concluíram? Também tem aqueles que não querem mais saber das velhas lembranças. Em todos os casos, os livros agora podem seguir para as mãos de outros leitores. Casa nova, vida nova, livros novos. É bem comum encontrarmos pessoas nessa situação que se perguntam: "E agora, o que fazer com os livros?"
A resposta para essas questões é bem simples: pratique o desapego e doe seus livros. Outros leitores se beneficiarão deles. Se os seus livros estão em boas condições de uso, e podem ser imediatamente repassados para novos leitores, confira a lista que fizemos com todos esses lugares em Curitiba, na região metropolitana e no litoral do Paraná que são ideais para você doá-los.

Mas antes disso, um lembrete importante: 
Livros e revistas semanais ou de atualidades antigos, como por exemplo as revistas Veja, Superinteressante, Isto É, Época, livros didáticos, apostilas de cursinho vestibular ou de idiomas (preenchidos ou em branco), enciclopédias velhas e livros jurídicos antigos, desatualizados, livros e gibis riscados, rasgados e manchados, que já não servem para consulta ou leitura, podem ser aproveitados para reciclagem. E você mesma(o) pode encaminhá-los. Esse material até pode ser utilizado para atividades de recorte e colagem, mas certifique-se de que a biblioteca para onde você pretende doar promova essas atividades. Sempre é importante perguntar e informar-se antes de fazer a doação, para que a pilha de papéis sem destinação simplesmente não troque de lugar: antes entulhava a sua garagem, agora entulhará a sala de uma biblioteca comunitária. Isso não é legal para nenhum dos envolvidos, então pratique o descarte consciente de materiais recicláveis. Encaminhe para reciclagem.

Biblioteca Livre Pote de Mel A biblioteca funciona em uma padaria no centro de Curitiba e é a pioneira do empréstimo livre de livros. A Bibliopote é uma iniciativa de Alessandro Martins do Blog Livros e Afins. Para fazer doações de livros basta que a pessoa leve pessoalmente ou envie os livros para o seguinte endereço: Rua Conselheiro Araújo, 168, Centro – Curitiba – Paraná - CEP 80060-230 - Telefone (41) 3262-0629 - Email: alessandro@alessandromartins.com - Facebook.

Biblioteca Ice Book localizada no Restaurante Curitiba Light, a biblioteca existe há 2 anos e é coordenada pelo Eduardo, no bairro Jardim das Américas em Curitiba. Os livros ficam dentro de uma geladeira desativada e em algumas malas antigas de viagem muito charmosas. Endereço:
Rua Professor João Doetzer, 15, Jardim das Américas - Curitiba - Paraná - CEP 81540-190 - Telefone (41) 3027-8136 / (41) 9694-9676.

Biblioteca Livre da Cantina Café Mazurok: Atualização em 12/09/2013: O Café Mazurok fechou. A biblioteca foi montada em parceria do blog Bibliotecas do Brasil e os proprietários do Café Mazurok (Betho Mazurok e Marcielle) no bairro Uberaba. Os fregueses podem emprestar livros livremente. Os livros são carimbados com a logo da iniciativa que também pode ser usada por outras pessoas que queiram iniciar bibliotecas livres. Livros de arte, cinema, design, literatura  infanto-juvenil e história e atualidades integram o acervo. A biblioteca aceita doações de livros desses gêneros. A Cantina Café Café Mazurok fica na Av. Senador Salgado, 3756, Uberaba - Curitiba - Paraná - CEP - Telefone: (41) 3408-1029 / (41) 9128-1487 - Email: bethocardoso@ig.com.br - Facebook

Biblioteca Comunitária Ciclo Livro do Hauer: Projeto de incentivo à leitura em desenvolvimento pelos comerciantes do bairro numa parceria com o Sesi. Já escrevemos sobre ela nesse texto. Em uma loja de doces, o comerciante José Maria Augustinho instalou uma pequena prateleira onde disponibiliza livros para as pessoas que estão visitando a loja, ou simplesmente passando por ali. Nas palavras de José Maria: "Muitos passam na calçada e perguntam se podem pegar o livro. Alguns vêm aqui apenas para isto. Não fazia ideia como isto era importante". A biblioteca comunitária do Hauer aceita doações de livros e gibis. A loja J.A. Doces está localizada na Av. Marechal Floriano Peixoto 5537, Hauer - Curitiba - Paraná - CEP 81610-000 - Fone: (41) 3277-2383

Igreja do Livro Transformador: Atualização em 15/02/2015: O projeto foi encerrado no Shopping Omar. A Biblioteca Livre é uma parceria entre o Shopping Omar e a Igreja do Livro Transformador, e incentiva a leitura de literatura exclusivamente. Poesia e títulos de filosofia também estão incluídos. Seu lema é Leia, doe e compartilhe. A biblioteca recebe doações de todos os níveis, e os que não se encaixam no perfil são distribuídos em eventos como o Recicleitura. A Biblioteca funciona no horário do Shopping Omar (de segunda à sexta das 9h às 20h, aos sábados das 9h às 18h) e tem uma pequena área para leitura no shopping. Quem se interessar por um título pode levar pra casa livremente. O maior intuito é que as pessoas aprendam a lidar o ciclo de compartilhar livros, repassar o que não vai ler de novo, ou até mesmo comprar um título que goste para que outros tenham a oportunidade de ler. Os livros têm que estar em todos os lugares. Endereço: Rua Comendador Araújo, 268 - Centro - Curitiba - Paraná, CEP 80420-010 - Fone: (41) 3016-3400 - Facebook

Minibiblioteca de Curitiba É uma biblioteca livre muito simpática, que funciona dentro de uma pequena casa de madeira na parte externa de uma loja de produtos para a saúde. A Minibiblioteca está localizada na Rua Petit Carneiro, 453 – Bairro Água Verde - Curitiba – Paraná – CEP 80240-050 - Fone: (041) 3016-1041


Minibibliotecas Livres de Araucária, inauguradas em 2012, estão localizadas na Praça São Vicente de Paulo, na Praça João Paulo II (em frente à Câmara Municipal) e na Praça Dr. Vicente Machado. A circulação de livros é grande, e as casinhas precisam ser reabastecidas sempre. Se você estiver interessado, pode levar suas doações de livros diretamente às minibibliotecas, ou entrar em contato com a Divisão de Literatura, setor responsável pelas minibibliotecas em Araucária pelo telefone: (41) 3905-6065. Maiores informações podem ser solicitadas através do Facebook da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária.

Para doação de livros no litoral do Paraná

Biblioteca Amigo Livro, em Guaratuba, no Balneário Nereidas, criada em 2012, a biblioteca é coordenada por Silvia Buchalla. A Biblioteca Amigo Livro deu nova vida ao bairro Nereidas, é responsável por atividades contraturno e tardes recreativas, onde as crianças podem fazer atividades de educação artística, aulas de violão e de coral, brincar, e ler. A Biblioteca Amigo Livro fica localizada na Rua Uruguai, nº153, no Balneário Nereidas, Guaratuba/PR. CEP: 83280-000 Fone: (41) 3472-4375. Atualização em 23/06/2014: a biblioteca foi desativada.

Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa, localizada na Estrada do Anhaia em Morretes, no bairro Cabrestante. A biblioteca foi montada dentro da casa de Edemilson Pereira, dono do Sítio Vanessa. A biblioteca foi criada para a utilização dos moradores do sítio, seus amigos, colegas, parentes, para os visitantes que passam pelo sítio, e para as crianças das escolas rurais da região. A atividade principal dos coordenadores é realizar eventos literários, ambientais e esportivos para os alunos das escolas rurais de Rodeio e Anhaia (povoados da região). A preferência é por livros infantis e gibis. As pessoas que quiserem doar livros devem entrar em contato com os organizadores da biblioteca, Daniele Carneiro e Juliano Rocha através do email bibliotecadositio@gmail.com ou Facebook.

Reciclagem
É a opção correta para pessoas que tenham em casa e na garagem livros muito velhos que se encontram sem condições de serem lidos por novos leitores, riscados, manchados, tomados pelo bolor, roídos, rasgados, ilegíveis. Você pode encaminhá-los para cooperativas e barracões de reciclagem. Encontre uma próxima de você no site Rota da Reciclagem. Em Curitiba encaminhe para os barracões do projeto Ecocidadão, que também podem ser encontrados no mapa do Rota da Reciclagem.

Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com
Artes: Juliano Rocha

Leia mais:

VocÊ pode gostar também

1 comments

  1. Achei interessante. Hoje mesmo, pela manha escrevi a respeito dos livros saírem das prateleiras empoeiradas. Espero que gostem!

    http://amostramostra.blogspot.com.br/2013/04/livros-gratuitos-entrega-imediata.html

    ResponderExcluir

Subscribe