10 ideias para ler, apreciar e divulgar Paulo Freire em bibliotecas e espaços de leitura

2.11.18

Paulo Freire viveu para ensinar a importância do ato de ler e da leitura para mostrar como uma biblioteca pode modificar a compreensão de mundo de uma pessoa:
“A biblioteca popular, como centro cultural e não como um depósito silencioso de livros, é vista como fator fundamental para o aperfeiçoamento e a intensificação de uma forma correta de ler o texto em relação com o contexto. Daí a necessidade que tem uma biblioteca popular centrada nesta linha se estimular a criação de horas de trabalho em grupo, em que se façam verdadeiros seminários de leitura, ora buscando o adentramento crítico no texto, procurando apreender a sua significação mais profunda, ora propondo aos leitores uma experiência estética, de que a linguagem popular é intensamente rica.”
- Retirado do livro A Importância do Ato de Ler de Paulo Freire

10 ideias para ler, apreciar  e divulgar Paulo Freire

— Coloque os livros para circular em bibliotecas e espaços de leitura. No acervo da sua biblioteca ou espaço de leitura tem livros do Paulo Freire que há anos não são emprestados? Olha lá na fichinha do livro, no sistema da sua biblioteca, dá uma conferida. Coloca agora esses exemplares no balcão para circular. Livros ao alcance dos olhos e das mãos das pessoas têm maior probabilidade de empréstimo.

— Exposição de livros do Paulo Freire. Reúna os livros do acervo do seu espaço de leitura, coloque em um local de destaque, confeccione alguns cartazes, imprima posters, estimule que a comunidade leitora leve os livros para casa. A comunidade leitora também pode participar da confecção dos cartazes.

— Faça uma Semana Paulo Freire nas bibliotecas, escolas e espaços de educação. Se você já trabalha em um espaço de leitura ou de educação, pode começar a organizar uma semana inteira dedicada ao pedagogo Paulo Freire, tanto para apresentar o trabalho dele para quem ainda não conhece, como para reconectar as pessoas que já conhecem com a obra do pedagogo.

— Promova o Mês Paulo Freire nas bibliotecas e escolas. Circule os livros do autor, promova um sarau, grupos de estudos, bate-papos, clubes literários para trocar ideias sobre suas obras. Converse com as pessoas que estão mais próximas de você para colaborar nas atividades. Organize-se.

— No Youtube tem várias entrevistas com Paulo Freire. Promova uma exibição das entrevistas do Paulo Freire em seu espaço de leitura ou ambiente de educação.

— Pegue emprestado os livros de Paulo Freira em bibliotecas. Se você é leitora ou leitor, procure uma biblioteca da sua região, e empreste alguns livros do Paulo Freire para ler. Se você tem uma biblioteca própria, empreste os seus livros para pessoas que ainda não entraram em contato com a obra dele. Você tem dó de emprestar livros? Se tiver a possibilidade, compre exemplares iguais aos seus e faça circular.

— Leia Paulo Freire. Se você prefere ler no tablet ou no celular, compre os ebooks e leia. Depois posta no Instagram os trechos mais marcantes, as suas impressões e o que você achou da leitura. Se você não abre mão do livro físico, compre os livros e leia, depois indique para as pessoas, liberte os livros ou empreste e explique para as pessoas porque eles são importantes.

— Arrecade livros do Paulo Freire. Se o seu projeto de incentivo à leitura está sem livros do Paulo Freire, esse é o melhor momento para promover uma grande arrecadação de livros do autor. Peça nas redes sociais, entre em contato com colegas, com pessoas conhecidas, sempre tem alguém com bastante disposição para colaborar com doações de livros para projetos e iniciativas de incentivo à leitura.

— Escreva sobre Paulo Freire divulgando sua obra. Se você participar de eventos sobre a obra e vida de Paulo Freire, escreva. Publique suas conclusões e impressões nas redes sociais, no seu blog, em sua newsletter, use sua plataforma para divulgar seus conhecimentos sobre o pedagogo.

Aproveite as promoções da Black Friday e do Natal. Vamos fazer uma circulação massiva dos livros do Paulo Freire nesse fim de ano. Compre para você, presenteie quem você gosta. Compre para doar para projetos que você apoia. Peça de presente.

*Essa é uma iniciativa de incentivo à leitura de Paulo Freire do blog Bibliotecas do Brasil | Arte: Juliano Rocha (Bibliotecas do Brasil) | Texto: Daniele Carneiro (Bibliotecas do Brasil)

Mais matérias sobre Paulo Freire

Indicação de Leitura - Paulo Freire: Uma história de vida da autora Ana Maria Araujo Freire - Leia no blog Bibliotecas do Brasil

Paulo Freire deve ser "expurgado" da educação brasileira? | Leia no site do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região