Tardis de Doctor Who vira minibiblioteca livre em vizinhança de Detroit

15.6.17

Photo: Facebook Tardis Detroit
Uma réplica da Tardis da série Doctor Who foi instalada na cidade de Detroit, em Michigan nos Estados Unidos. A biblioteca é uma réplica em tamanho real da famosa máquina de tempo da série britânica de ficção científica que é produzida e transmitida pela BBC desde 1963. O criador da minibiblioteca Tardis, Dan Zemke disse que queria fazer algo com o lote vazio do outro lado da rua de sua casa em Detroit, e decidiu construir uma biblioteca livre que combinasse duas de suas paixões: o programa de televisão da BBC e a leitura. Ele também queria montar a biblioteca e realizar um projeto de incentivo à leitura que a comunidade pudesse colaborar e se engajar efetivamente. Você pode ler a matéria sobre a inspiração para o projeto e como deu-se sua construção na matéria do The Verge (em inglês), ou acessar a página da minibiblioteca no Facebook e ver as fotos.

O criador do projeto, Dan Zemke juntou suas duas paixões em uma minibiblioteca livre: a leitura e a série Doctor Who. Photo by Dan Zemke
A minibiblioteca Tardis de Detroit faz parte do projeto Little Free Library, uma organização sem fins lucrativos que inspira um amor pela leitura, constrói comunidade e espalha criatividade promovendo trocas de livros entre a vizinhança em todo o mundo. Através das Little Free Libraries, milhões de livros são trocados anualmente, aumentando profundamente o acesso a livros para leitores de todas as idades e origens. Conheça o site da Little Free Library.

Nós já mostramos no blog Bibliotecas do Brasil a Little Free Library da Equality House, minibiblioteca que ajuda a combater o ódio e a homofobia, e que já foi inclusive tema de um capítulo aprofundado sobre projetos de incentivo à leitura que fortalecem a população LGBTQ no livro Bibliotecas Mudam o Mundo da Magnolia Cartonera.

Photo by Frank Nemecek
O lema da Little Free Library é "Pegue um livro ou deixe um livro" e o projeto tem inspirado a partilha de livros por todo o mundo.
Photo by Wambui Wainaina
A minibiblioteca livre Tardis de Detroit funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, com livros disponíveis para quem quiser utilizá-la, inclusive à noite como mostra a foto. Assista o vídeo que mostra como foi a instalação da minibiblioteca livre Tardis de Detroit.

Conheça algumas minibibliotecas livres no Brasil

Texto e tradução: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Fotos: Facebook Tardis, Dan Zemke e Frank Nemecek