Biblioteca Sem Paredes entra em crowdfunding contínuo

5.9.15

O projeto de incentivo à leitura e de livros livres Biblioteca Sem Paredes do Grajaú no Rio de Janeiro entrou no Recorrente, um crowdfunding - financiamento coletivo - que funciona de forma contínua. A meta do mês de setembro da Biblioteca Sem Paredes é arrecadar um total de R$1.200,00 para as despesas que os organizadores têm em manter o projeto vivo. Assim como qualquer projeto de incentivo à leitura autônomo e sem apoio financeiro de instituições, é necessário um investimento mensal para que a iniciativa possa se manter e ter continuidade. A Biblioteca Sem Paredes conta com a ajuda dos amigos, admiradores, seguidores, envolvidos, entusiastas e simpatizantes para alcançar sua meta mensal.

Conforme o próprio site explica, 'o Recorrente é uma ferramenta da Benfeitoria, destinada a iniciativas que buscam financiamento contínuo. A partir de uma rede de apoiadores contribuindo todo mês com um determinado valor, queremos construir uma política de sustentabilidade para diferentes instituições, ONGs, artistas, coletivos, negócios sociais, etc. A ideia central é transformar essa rede - de envolvidos, entusiastas, simpatizantes - em sujeitos ativos e protagonistas. É um modelo de assinatura mensal que possibilita dar continuidade e potencializar trabalhos super interessantes e benfeitores que já acontecem hoje, aumentando ainda mais o seu poder de impacto!
Para começar a campanha de arrecadação, toda iniciativa que utilizar o Recorrente precisa estabelecer metas mensais que deseja atingir. Para cada meta, existe uma proposta do que será feito com aquele dinheiro.

A Biblioteca Sem Paredes além de distribuir livros gratuitamente no Rio de Janeiro também envia - quando tem recursos - livros para leitoras e leitores fora da cidade. Nós já recebemos vários exemplares de livros enviados pelo Charles. Confira alguns deles no Instagram do Bibliotecas do Brasil: Nação Crioula de José Eduardo AgualusaCrime e Castigo de Fiódor Dostoiévski.

A primeira meta da Biblioteca Sem Paredes é atingir R$1.200,00. Desse total, o dinheiro será aplicado da seguinte forma:

• R$ 500,00 serão destinados para o transporte de seus colaboradores e para organizar as exposições dos livros que acontecem na Feira Desapegue-se na Praça Edmundo Rego no Grajaú, e no Chorinho na Praça, evento que acontece no bairro de Olaria, na Praça Ramos Figueira.
  • R$ 500,00 serão destinados para o material de propaganda, camisetas e sacolas
  • R$ 200,00 serão destinadas para as remessas dos livros nos Correios. A Biblioteca Sem Paredes costuma enviar livros para alguns leitores que moram fora do Rio de Janeiro.
  • Recompensa: Ao atingir a meta a Biblioteca Sem Paredes fará um PicNic no Aterro do Flamengo numa tarde de domingo com distribuição de livros, camisetas e sacolas.
  • Confira na íntegra a descrição do financiamento coletivo e assista o vídeo da Biblioteca Sem Paredes.

Siga a Biblioteca Sem Paredes:
Fotos: Biblioteca Sem Paredes