Minibiblioteca Ilha de Camões será inaugurada em Curitiba

3.8.14

Notícia maravilhosa: Curitiba vai ganhar mais uma minibiblioteca livre nos próximos dias! A Minibiblioteca Ilha de Camões é uma iniciativa independente e voluntária da Rita Marie e do Dráuzio Almeida, e terá como maiores objetivos a partilha de livros entre as pessoas e o incentivo à leitura. A biblioteca fará companhia às duas minibibliotecas livres já existentes em Curitiba, a Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm e a Primeira Minibiblioteca de Curitiba no Água Verde. A nova minibiblioteca ajudará a reforçar a cultura dos livros livres e da partilha de leitura na cidade. A Minibiblioteca Ilha de Camões terá várias surpresas, em breve poderemos conferir :D
Desejamos à Rita e ao Drázio que a iniciativa possa conquistar muitos amigos e simpatizantes à causa dos livros livres, e que o acesso seja cada vez mais facilitado, principalmente para as pessoas que têm dificuldades em frequentar uma biblioteca.

As minibibliotecas reúnem ao seu redor pessoas para conversar sobre literatura, sobre suas experiências de leitura e seus conhecimentos adquiridos. Como todos os leitores têm excelentes histórias para contar, as minibibliotecas, assim como as trocas e as partilhas de livros que são organizadas ao redor delas, proporcionam intercâmbios de ideias, reuniões de pessoas que apreciam a leitura e proveitosos momentos de lazer e descontração. As minibibliotecas ajudam a reforçar valores culturais e preservar o patrimônio e a história de um bairro, além de criar ou ajudar a resgatar a identidade de uma comunidade.

Sobre a Minibiblioteca Ilha de Camões

Inspirada em Bibliotecas do Brasil, a Minibiblioteca Ilha de Camões é um presente ao Bairro Hugo Lange e seus moradores, trabalhadores e transeuntes.
Do Atlântico os ventos sopram nuvens que dão vida à Mata Atlântica e adentram o continente. Do alto do Itupava, dessas nuvens fartas, chovem as águas que descem pelos córregos rumo ao Rio Juvevê, sob o Jardim Ambiental na rua do Poeta Schiller. Um pouco antes, quem segue este caminho, ao cruzar o mar de Camões encontra uma ilha para o descanso, o Jardinete Poeta Leonardo Henke. É nessa pequena ilha que está instalada a minibiblioteca que a batizamos de Ilha de Camões.
Inspirada em Bibliotecas do Brasil, essa minibiblioteca, sob árvores, ao lado de uma academia ao ar livre, próxima a ciclovia e o trilho do trem e rodeada por bancos, é um ponto de leitura para moradores, trabalhadores e transeuntes.
É uma iniciativa voluntária e independente, sem nenhum vínculo com organizações, associações, empresas ou partidos políticos, e visa o incentivo a leitura. Caracteriza-se pelo seu caráter de autogestão, ou seja, ela é de todos, todos podem cuidar dela e seu modo de uso é muito simples e autônomo.
Venha conhecer a Minibiblioteca Ilha de Camões, doe um livro, convide amigos, colegas, traga as crianças, elas adoram. Venha brindar a poesia e a vida!
Confirme sua presença e saiba mais sobre a inauguração na página do evento no Facebook: Inauguração da Minibiblioteca Ilha de Camões.

Uma agradável confraternização será o marco de abertura da Minibiblioteca Ilha de Camões
  • Traga um livro (preferencialmente literatura) ou gibi para doação
  • Traga as crianças
  • Faça um piquenique
  • Traga um violão, um poema impresso para pendurarmos no varal poético
  • Venha tirar fotos
  • Conhecer pessoas, conversar, passar uma manhã de domingo diferente
  • Estaremos também conversando sobre questões urbanísticas da cidade e sobre o projeto de binário que planeja destruir essa praça
  • Será um encontro de moradores da região e demais interessados
Inauguração

Dia 10/08/2014 às 09h30
Endereço: Rua Itupava na esquina com a Rua Camões ao lado do trilho do trem e da ciclovia no Jardinete Poeta Leonardo Henke, bairro Hugo Lange. Vai ter troca de livros entre leitores e doações para a Minibiblioteca, varal de poesia, declamações, piquenique, montagem da biblioteca, bate-papo literário e muito mais! O blog Bibliotecas do Brasil estará lá para prestigiar essa importante iniciativa de partilha de livros e valorização do bairro Hugo Lange. Confirme a presença no evento do Facebook.

A iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil tem como objetivo facilitar a vida daqueles que querem montar pequenas bibliotecas ou então realizar ações incentivo à leitura onde os livros são livres, oferecendo gratuitamente recursos visuais que podem ser baixados e impressos. Para isso disponibilizamos uma arte que pode ser utilizada livremente em cartazes, carimbos, adesivos e qualquer material que a pessoa interessada em montar uma biblioteca comunitária livre pode utilizar.
Visite a área de downloads do blog Bibliotecas do Brasil para baixar o tutorial sobre como montar bibliotecas livres, e um cartaz com as orientações de funcionamento. Caso queira utilizar esta arte em outras bibliotecas comunitárias, sinta-se à vontade, é só baixar o arquivo e mandar fazer em qualquer local que confeccione carimbos. Através da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva, nós também ajudamos a montar pequenas bibliotecas livres em estabelecimentos comerciais que frequentamos em parceria com os proprietários, conheça-os nesse post.

Empréstimo livre de livros funciona assim

• O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve.
  • É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução.
  • O leitor é livre para emprestar à outra pessoa.
  • Se quiser levar em uma viagem para ler e libertar esse livro em outra cidade, é livre para isso.
Para curtir a página da Minibiblioteca Ilha de Camões no Facebook basta acessar: https://www.facebook.com/ilhadecamoes

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil - contato@bibliotecasdobrasil.com
Artes: Juliano Rocha