Encontros na Minibiblioteca Ilha de Camões

17.8.14

Domingo de manhã, após passar a madrugada finalizando as cartoneras, fomos participar do evento "Encontros" da Minibiblioteca Ilha de Camões. A Rita Marie e a Ana Cecília preparam um café da manhã para quem passava por ali para conhecer a minibiblioteca, doar e emprestar livros. A Rita colocou na Minibiblioteca Ilha de Camões essas instrutivas orientações para que as pessoas possam compreender melhor como ela funciona. Montar minibibliotecas é uma grande paixão.

Pegue um livro
Estes livros são para você. Pegue e tenha uma boa leitura!

Se ao terminar a leitura, não tiver para quem emprestar, devolva-o nessa caixinha!

Doe um livro
Você quer colaborar? Doe diretamente nesta caixinha, livros de literatura, gibis, etc. Obrigado e boa leitura.

O Fernando Matos foi o primeiríssimo comprador de uma das nossas cartoneras, e levou pães de queijo para colaborar com o café e com o bolo vegano de amendoim preparado pela Rita e pela Ana Cecilia.

A Rita Marie e a Celia Regina Pimentel, duas orgulhosas idealizadoras de minibibliotecas livres e comunitárias. A Rita e o seu marido Dráuzio criaram a Minibiblioteca Ilha de Camões em Curitiba (conheça aqui: http://goo.gl/rAZjln) e a Celia criou a Minibiblioteca Livros no Caminho (conheça aqui: http://goo.gl/byWkcx) em Araruama no Rio de Janeiro, aproveitou sua viagem no final de semana para conhecer o Jardinete Poeta Leonardo Henke, e doar livros para a biblioteca.

Todo o capricho e cuidado que a Rita investe na Minibiblioteca Ilha de Camões. Uma atitude que serve de inspiração. Que possamos refletir essas ações em todas as áreas de nossas vidas.

A Celia Regina Pimentel veio do Rio de Janeiro passear em Curitiba e aproveitou para conhecer a Minibiblioteca Ilha de Camões do Dráuzio e da Rita. Ela e seu esposo levaram três cartoneras para o Rio! A Celia também mantém um projeto lindíssimo em Arararuama, ela montou por lá a Minibiblioteca Livros no Caminho, conheça nessa postagem: http://www.bibliotecasdobrasil.com/2014/04/minibiblioteca-livros-no-caminho.html

Jardinete Poeta Leonardo Henke onde a Minibiblioteca Ilha de Camões foi instalada (divisa entre os bairros Hugo Lange e Alto da XV).

A Rita Marie e a Ana Cecília aproveitaram a manhã de domingo para pintar lindas plaquinhas indicativas para a Minibiblioteca Ilha de Camões. Elas serão colocadas ao longo da ciclovia para informar aos pedestres a existência da minibiblioteca.

A Minibiblioteca Ilha de Camões está se tornando um ponto de encontro artístico e de convivência no bairro Hugo Lange em Curitiba.

Troca de ideias e muita conversa

O Jorge é morador de rua e está há um ano vivendo no Jardinete Poeta Leonardo Henke onde foi montada a Minibiblioteca. Ele ganhou de doação uma prótese dentária de um consultório odontológico que fica próximo à praça.

Respeitar e dar condições de bem estar a outro ser humano deveria ser um princípio fundamental em nossas vidas. Esse senhor chama-se Jorge, tem 55 anos e está em situação de rua. Ele mora na Jardinete Poeta Leonardo Henke, onde a Rita e o Dráuzio inauguraram a Minibiblioteca Ilha de Camões. Ele teve um AVC recentemente, está bastante magro além de sofrer com um forte abalo emocional. Ele está precisando muito de roupas, produtos de higiene e limpeza, e qualquer ajuda que pudermos mobilizar. Para se alimentar e usar o banheiro ele precisa da colaboração dos comerciantes e dos vizinhos. A Rita e o Dráuzio ajudam ele como podem. Acredito que se todos pudéssemos colaborar com um mínimo que temos sobrando em casa, já tiraríamos ele do sufoco. Eu e o Juliano doamos um par de tênis, e durante a semana conseguimos uma sacola de roupas com blusas de lã, moletom, camisa e calça, além de levarmos um lanchinho em dois dias diferentes. Não é muito, mas é alguma coisa, com um pouquinho de cada um que se disponibiliza a colaborar pode-se fazer muito por ele, já que os moradores de rua são invisíveis para tantas pessoas. A ajuda e a solidariedade são gestos que gostaríamos que mais pessoas tivessem vontade de praticar. Por isso valorizamos e ajudamos a divulgar as ações de grupos como a Ronda da Fraternidade e o Rango de Rua, essenciais para a ajuda e para o resgate da auto-estima dos moradores de rua.

Mesmo com o tempo frio e um pouquinho de chuva, o cafézinho e o chá ajudaram a aquecer o começo da manhã para todos que compareceram ao evento "Encontros". Delícia de domingo junto à Minibiblioteca Ilha de Camões!

A Kátia Kasper foi conhecer a Minibiblioteca Ilha de Camões, doou livros e aproveitou para comprar a última cartonera que tínhamos. Muito obrigada pelo apoio e pelo incentivo Kátia!

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Fotos: Daniele Carneiro, Rita Marie