Curso de Mediação de Leitura gratuito em Curitiba

28.3.13

Curso: Mediadores de Leitura (CURSO GRATUITO)
Período: 03/04 a 29/05. Toda quarta-feira, das 19 às 22h.
Local: Rua Des. Westphalen, 1014 - Bairro Rebouças - Curitiba - PR
Carga horária: 36 horas.

Informações: (41) 3323-3313 / 9605-0346
Inscrições: www.philosletera.org.br / e-mail: passagensliterarias@gmail.com

Cronograma - Programação do Curso - Carga horária total de 36 horas, distribuídas da seguinte forma:
21hs de curso presencial
03hs de encontro com o escritor
06hs de estágio de observação
06hs de produção de textos

Datas do Curso: 03/04 a 29/05. Toda quarta-feira, das 19h às 22h.

Datas Palestras: 24/04 - Glória Kirinus  e 22/05 - Adélia Woellner.

Datas do Estágio: De preferência do participante e combinada durante o curso. Qualquer sexta-feira a partir do dia 05/04.

Data para entrega dos relatórios: a combinar.

O Curso: O curso consiste em intervenções orientadas, encontro com escritores e quatro eixos condutores: Leitura, Literatura, Contação de Histórias e Ludicidade.

Objetivo: O curso tem por objetivo promover o desenvolvimento do participante como mediador de leitura para atuar em espaços de leitura, aproximando o livro de leitores especificamente na sala de espera da Rodoferroviária de Curitiba.

Conteúdos: A importância do ato de ler, a relação do texto com o leitor, aspectos históricos e teóricos da leitura e  da literatura, a relação do mediador com o leitor através da ludicidade, fundamentos teóricos da ludicidade e da contação de história, características do mediador de leitura, espaços de leituras.
O participante será observador em ação de mediação de leitura, receberá orientação para intervenção como mediador de leitura na Rodoferroviária de Curitiba como forma de estágio. Deverá possuir assiduidade no curso e no Encontro com Escritor que conta com a presença de autores e/ou pesquisadores locais.  Este último evento, além de ser uma atividade do curso de capacitação, também será aberto à comunidade em geral.

Carga horária: 36 horas com possibilidade de ingressar como mediador literário na Rodoferroviária após o curso.

Certificado: serão emitidos aos participantes com mínimo de 80% de presença.

Número de Participantes: grupo com no máximo 20 participantes.

Público-alvo: Estudantes de graduação, atendentes de bibliotecas, bibliotecários, professores e pessoas interessadas em leitura.

Ministrante: Priscila Angélica Santos Sehnem