domingo, 26 de agosto de 2012

Como organizar uma biblioteca comunitária

Muitas pessoas entram através de sites de buscas no blog da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa, perguntando como organizar uma biblioteca comunitária, como montar uma biblioteca comunitária, com quais livros começar o acervo de uma biblioteca comunitária, e muitas outras questões relacionadas ao tipo de decoração, de móveis, como fazer estantes de material reciclado, convites para eventos, e muitas outros temas relacionados ao mundo das bibliotecas comunitárias. Tentarei passar dicas, orientações e dividir minhas experiências vividas em mais de um ano com a Biblioteca do Sítio Vanessa, e também com a Freguesia do Livro, projeto que também colaboro, para facilitar a vida daqueles que já estão iniciando seus projetos de bibliotecas, ou que já têm suas bibliotecas comunitárias.

Esse post no blog da Freguesia do Livro é maravilhoso, e tem muitas ideias para as pessoas que estão querendo organizar uma biblioteca e não sabem por onde começar. Na publicação da Josiane Bibas, tem fotos e descrições sobre como ela e a Ângela Duarte (coordenadoras da Freguesia do Livro) colocaram as mãos na massa e protagonizaram a organização da biblioteca comunitária do projeto Passos da Criança, localizado na Vila Torres, bairro Parolin em Curitiba. A Freguesia do Livro projeto voluntário de incentivo à leitura, além de ajudar a criar pontos de leituras em vários locais de Curitiba, região metropolitana e outras cidades do Brasil, arrecadar e doar livros para incrementar acervos de bibliotecas comunitárias, também organiza acervos de bibliotecas que estejam precisando de uma ajudinha.

Acompanhe algumas das etapas de organização da biblioteca do projeto Passos da Criança feita pela Freguesia do Livro:

Biblioteca organizada e prontinha para receber os leitores

"A Freguesia do Livro mexe livros e mexe com livros."

"Acabamos de finalizar nossa segunda intervenção em bibliotecas existentes em centros de convivência aqui de Curitiba. No local, o Projeto Passos da Criança, havia livros que precisavam de uma seleção, uma faxina e um organização. Ganharam tudo isso e a biblioteca ficou linda, pronta para o proveito da garotada.

E sugerimos que se você tiver um tempinho, procure algum local perto de você onde possa organizar uma biblioteca já existente. É simples e um espaço assim revigorado, incentiva as crianças a se interessarem pela leitura. O que fizemos:

a) eliminamos tudo que estava estragado, inadequado, inútil ou desatualizado.

b) limpamos as capas dos livros

c) organizamos por idades e texto: dos mais simples aos mais complexos. Colocamos fitas adesivas coloridas para definir essas classes".

Para saber como foi a organização completa, e ver as fotos da biblioteca em um divertido "antes e depois" visite o blog da Freguesia do Livro.

Um comentário: